Divertidas e democráticas!

Com foco na socialização, Olimpíadas do Colégio Monteiro Lobato oferecem atividades para atletas do corpo e da mente; confira algumas fotos do evento.

Evento reuniu alunos de todos os níveis de ensino.

Foi realizada, entre os dias 07 e 11 de outubro, mais uma edição das Olimpíadas do Colégio Monteiro Lobato. O evento é promovido anualmente e envolve todos os alunos da instituição, desde a Educação Infantil ao terceiro ano do Ensino Médio. Tradicionalmente, os participantes são divididos em três grandes equipes, as quais duelam em diversas atividades esportivas e culturais.

Segundo a comissão organizadora dos jogos, formada pelos professores Daniela Alessandra dos Santos, Flávia Ananias Rizzo e Wendel Rodrigo de Assis, a maratona busca integrar os alunos do colégio, enfatizando noções de respeito, lealdade e trabalho em equipe. “Nosso objetivo principal é reunir os alunos em um espírito esportivo, com jogos, brincadeiras e gincanas, a fim de possibilitar a integração entre os alunos e as salas, por meio de atividades esportivas e culturais”, comenta a coordenadora educacional e diretora pedagógica, Sara Innarelli Ferreira, que encabeça a comissão.

Durante os Jogos, Vitor esquece da rotina pesada de estudos e relaxa a cabeça.

Ainda de acordo com a organizadora, o evento ocorre há 20 anos e é aguardado com ansiedade pelo corpo discente. “Acredito que seja uma semana bastante esperada pelos alunos. A adesão não é obrigatória, mas percebo que o envolvimento é grande porque são atividades muito diferentes das praticadas no dia a dia escolar e que possibilitam maior integração e convívio. É uma maneira diferente de vivenciar a escola”, continua a coordenadora.

Para aqueles que gostam…

Em geral, a opinião de Sara sobre as Olimpíadas quase sempre é corroborada pelos estudantes do colégio. “Esse ano houve muito mais modalidades, o que trouxe várias opções para o pessoal que não gosta tanto de esportes e costuma não participar muito. Já para mim, que gosto muito de esportes, é muito bom, porque me faz esquecer um pouco da rotina pesada de estudos e relaxar a cabeça”, opina Vitor Mazayuki Kizawa, 16, aluno do segundo ano do Ensino Médio.

“Descontrai um pouco e ainda ajuda a conhecer pessoas de outras turmas”, diz Lislie.

Já Lislie Rodrigues, 17, aluna do terceiro ano do Ensino Médio, diz que, embora não seja aficionada por esportes, sempre participa das atividades. “Não sou muito fã, mas sou competitiva. Para minha equipe não perder, eu participo ou fico torcendo bastante. Além disso, como estamos em fase de vestibulares, descontrai um pouco e também dá para conhecer pessoas de outras classes”, brinca a secundarista, aluna do Colégio Monteiro Lobato desde o maternal.

Para seu colega de classe, Vinícius Amorim, 17, as Olimpíadas ultrapassam o divertimento e a descontração. “Vejo como uma ótima oportunidade para inculcar nas crianças o prazer e o desejo de praticar um esporte e fazer dele um grande aliado”, afirma ele.

Para aqueles que não gostam…

Para Vinícius, a prática de esportes é uma grande aliada dos estudos.

Apesar da grande adesão, alguns alunos preferem não participar das atividades esportivas, dando preferência às ações que envolvem outras competências. “Eu acho legal de assistir, mas sempre fui ruim em esportes, então, participo só da gincana cultural”, comenta Matheus Ferrão, 17, aluno do terceiro ano, que se prepara para cursar a faculdade de Direito.

Assim como ele, outros alunos optam por abster-se das práticas esportivas, o que não interfere nas prerrogativas de inclusão e integração propostas pelo Colégio. “A participação não é obrigatória, fica totalmente a critério dos alunos. Não há nenhuma atribuição de pontos nem convocação para os jogos, justamente para promover um ambiente mais democrático em relação aos diferentes níveis de habilidades, tanto as físicas quanto as sociais”, explica Sara. “Pensamos em atividades diversas e, por isso, as ações culturais são inseridas na grade horária na mesma proporção das esportivas”, finaliza.