No Colégio Monteiro Lobato trabalhamos pensando primeiramente no bem-estar da criança e na sua individualidade. Dentro do aspecto psicológico, observamos o fator afetivo-emocional e o cognitivo. O primeiro merece grande atenção nesta fase do desenvolvimento da criança, pois nele se encontram as bases do equilíbrio emocional do adulto.
Dentro do aspecto cognitivo, temos como objetivos básicos dar à criança condições para explorar o meio ambiente, detendo-se em seus elementos; agir no meio em que ela está vivenciando, conhecendo-o através da sua própria ação; estruturar progressivamente as experiências adquiridas, tendo como meta a organização do conhecimento. No aspecto biológico, procuramos fornecer à criança condições para desenvolver o raciocínio lógico e incorporar o método contínuo de investigações, essenciais para o posterior estudo das ciências naturais.
O respeito pelo semelhante, a boa educação, a noção de justiça social, de direitos e deveres e o espírito de cooperação estão entre os valores que buscamos ensinar. Para isso trabalhamos os aspectos socioculturais, dando ênfase à necessidade de uma convivência harmônica entre as pessoas, respeito à individualidade do outro, e, desenvolvendo noções de responsabilidade, de confiança em si e de independência de uma forma equilibrada e coerente.
Acreditamos que a Escola deve ser para cada criança, uma GRANDE e FELIZ experiência de aprender.