Plantões de dúvidas e aprofundamento são trunfos para bom desempenho nos vestibulares
![](https://www.colegiomlobato.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Foto-legenda-01_-Plantões-de-dúvidas-3-scaled.jpg)
Para alunos e professores, ação dinamiza o aprendizado e promove conhecimento consistente e diversificado.
![](https://www.colegiomlobato.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Foto-legenda-01_-Plantões-de-dúvidas-3-300x200.jpg)
Oferecer ajuda adicional quando as dúvidas aparecem. Esse é o objetivo principal dos plantões e aulas de aprofundamento oferecidos aos alunos do Ensino Médio do Colégio Monteiro Lobato. Ação contempla as turmas do primeiro ao terceiro anos e é uma estratégia habitual encampada pela instituição.
A assessoria extra, comenta o professor e plantonista nas disciplinas de física e química, Matheus Depieri, visa a tornar o aprendizado produtivo e agradável para o aluno. “Um dos grandes motivos que tornam o estudo desinteressante é a falta de apoio para as dúvidas que surgem durante os momentos de recapitular os conteúdos abordados em aula. Por isso, o plantão de dúvidas se torna essencial para o aprimoramento do aprendizado”, afirma o docente.
Depieri ainda explica que, apesar de trazer uma dinâmica distinta dos plantões, as aulas de aprofundamento também são indispensáveis ao processo de formação e preparação para os vestibulares. “Neste caso, o objetivo central é trazer assuntos complementares àqueles abordados em aula, porém, com ênfases diferenciadas, tentando despertar e sanar ainda mais a curiosidade do aluno que almeja ir além das explicações triviais”, continua.
![](https://www.colegiomlobato.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Foto-legenda-03_Plantões-de-dúvidas-300x201.jpg)
Embora complementares, plantões servem para tirar dúvidas pontuais dos alunos em determinada matéria. Já o aprofundamento se baseia no aprendizado antecipado de matérias mais complexas e do Ensino Superior.
Para Pedro Bordignon, aluno do terceiro ano do Ensino Médio, os plantões são cruciais para que ele consiga conquistar uma vaga em uma universidade de referência. “Para quem busca fazer exercícios e se dedicar, ter a devida explicação do professor ajuda muito nos estudos. É um ótimo recurso”, avalia o aspirante ao curso de engenharia química. Ainda segundo ele, os aprofundamentos valem muito a pena. “Tem gente que acha chato. Para mim, chato é não ter mais deles”, lamenta.
![](https://www.colegiomlobato.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Foto-legenda-02_Plantões-de-dúvidas-300x200.jpg)
A mesma opinião é sustentada pela aluna do primeiro ano do Ensino Médio, Beatriz Pollettini, que considera os plantões enriquecedores para o seu conhecimento. “É uma possibilidade de continuidade dos estudos e das tarefas propostas pelos professores, que aumenta nossas chances de um melhor desempenho nos vestibulares”, diz ela. “O aluno sábio é aquele que valoriza as oportunidades que a escola oferece”, completa.
Tag:Cotidiano