Sexagenário, porém atual
![](https://www.colegiomlobato.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Foto-ilustração_Dicas-de-leitura_O-sol-é-para-todos1.jpg)
“O sol é para todos” completa 60 anos de lançamento e sua temática baseada no racismo continua mais atual do que nunca.
Por Beatriz Ernesto Malavazzi
Publicado em 1960, O sol é para todos (Editora Jose Olympio, 2006) é o livro de maior sucesso da escritora norte-americana Harper Lee. Essa obra recebeu o Prêmio Pulitzer de literatura e foi escolhida pelo Library Journal como o melhor romance do século XX.
A história se passa em Maycomb, um pequeno condado do Alabama, no sul dos Estados Unidos, no início dos anos 1930, e é contada por Scout, filha do advogado Atticus Finch, que foi responsável pela defesa de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca.
Scout narra as suas travessuras durante as férias de verão ao lado de seu irmão Jem e de seu melhor amigo Dill. Mesmo ouvindo o que os moradores do condado e seus colegas da escola diziam, Scout não entendia o preconceito e a intolerância das pessoas por causa da cor da pele de Tom Robinson, o negro que estava sendo acusado de cometer o crime.
Apesar de ser contada por uma criança, essa obra critica as injustiças do julgamento tanto dos moradores de Maycomb quanto do júri. Além disso, é uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.